O que são práticas cat friendly?

As práticas cat friendly (amigas do gato) são uma série de recomendações para tornar o tempo no veterinário menos traumático para gatos e seus familiares humanos, ao mesmo tempo em que garantem um atendimento de qualidade específico para felinos.

 
Qual a vantagem?

A escolha de um bom veterinário é fundamental para a saúde do animal e em casos emergenciais fazem a diferente entre a vida e morte. Porém, muitas clínicas não têm o conhecimento específico e tratam gatos como cães pequenos. Mas gatos não são cães pequenos! Eles têm necessidades e naturezas completamente diferentes!

Assim, a vantagem de levar seu gatinho em uma clínica cat friendly é garantir que ele receba o atendimento adequado para a espécie dele, da forma menos estressante o possível. Afinal, não levamos crianças para consultas em geriatras e nem homens em ginecologistas, não é mesmo? Especialidades existem por excelentes motivos.

 
Quais são e o que esperar?

As práticas cat friendly englobam diferentes áreas e aspectos da clínica, dentre eles as instalações, preparo e atualização da equipe, equipamento e instrumentos, manipulação do gatinho, comunicação com a família, anestesia, internação, exames. Alguns exemplos importantes a observar são:

  1. Equipe atualizada com conhecimento específico sobre felinos, sabendo identificar a linguagem do gato e manipulá-lo de forma a minimizar o stress (por exemplo, sem contenção excessiva nem segurar pelo cangote).
  2. Oferecer informações para o humano sobre cuidados com saúde, comportamento e ambiente, inclusive como minimizar o stress nas viagens de carro e consultas.
  3. Ambiente limpo e higiênico que minimize o impacto negativo de luzes, odores e barulhos.
  4. Sala de espera sem cães, de preferência com separações para um gato não ter contato com outro e um local acima do nível do chão para colocar a caixa de transporte e o gato se sentir mais seguro.
  5. Internação com o mínimo de contato (inclusive visual) com outros gatos, longe ou, de preferência, separada de cães.

 
Quem determinou essas práticas?

Elas foram estabelecidas a nível global pela American Association of Feline Practitioners (AAFP, Associação Americana de Veterinários de Gato) e a International Society for Feline Medicine (ISFM, Sociedade Internacional de Medicina Felina), que emitem certificados para clínicas do mundo todo. Você pode buscar clínicas brasileiras certificadas aqui.

 
A clínica precisa ser certificada?

Não! Existem excelentes veterinários que não se preocupam em ter a certificação. Mas é importante que você conheça as práticas cat friendly para observar se o profissional escolhido oferece um atendimento adequado para o seu gato ou se está tratando-o como um cachorro pequeno. Lembre-se do homem no ginecologista!

 
Fonte: Gatinho Branco

POSTAGENS RELACIONADAS

plugins premium WordPress