Documentos dos pets: quais os principais e como fazer?

Quem tem animal de estimação em casa deve saber que existem alguns papéis que são importantes adquirir. Os documentos para pets são muitas vezes necessários para comprovar saúde e o histórico do animal.

Algumas informações sobre o animal podem ser verificadas a partir de um chip que muitas vezes é introduzido no pet, e podem ser lidas a partir de um aparelho específico.

Mas afinal de contas, quais são os documentos dos animais que são necessários ter e como adquiri-los? 

Pedigree

“pedigree” é um documento oficial que é emitido por uma instituição que atesta a linhagem do animal, se ela é de raça pura ou não. Além também de comprovar que você é o tutor do seu pet.

Raça pura significa que o animal é descendente de raças puras também. Porém, nem todos os pets têm este documento, então um cachorro ou gato pode ser de raça pura e ainda assim, não possuir o pedigree.

Este documento é o que dá valor de raça para ninhadas, e contém todas as informações sobre os filhotes, garantindo a pureza de toda a linhagem, já que atesta até mesmo a ancestralidade dos filhotinhos.

Isso é importante para que seja evitado o cruzamento consanguíneo dos cães e gatos, uma vez que pode afetar diretamente a saúde do animal.

O pedigree é o que assegura que um dono de canil irá evitar o cruzamento dos animais de raças muito próximas, já que não é recomendável também. Então ele garante não somente a pureza da raça, mas também a seriedade do criador.

Se você ainda não possuir o Registro Inicial, você pode ir à um órgão responsável e solicitar o RI.

Como conseguir o Pedigree?

Por mais que não seja tão complicado, para adquirir o pedigree é necessário seguir algumas etapas como definir o modelo do documento.

Isso porque entre o pedigree e o Registro Inicial (RI) há uma diferença, pois no RI não consta as informações sobre a ascendência do filhote.

Outra etapa para conseguir tirar o pedigree é escolher a instituição de cinofilia para dar entrada no processo. Dentre os documentos necessários estão:

  • pedigree do pai e da mãe dos filhotes
  • informações do sexo, cor e dados do canil onde o filhote é proveniente
  • mesmas informações acima porém do pai e da mãe do filhote
  • assinatura dos donos do filhote que estão envolvidos 

O valor do documento pode variar dependendo da idade do seu pet, caso ele tenha mais de 90 dias de vida, o preço pode aumentar. Mas geralmente o valor pode ficar a partir de R$60,00. O valor varia de acordo com cada estado.

Carteira de Vacinação

A carteira de vacinação do seu animal de estimação é o documento mais importante para adquirir, já que é nela que estará documentado todas as vacinas e vermífugos que o seu pet tomou durante a vida.

Nesse documento também são informados os medicamentos que foram utilizados já no seu animal, quais as datas que as vacinas devem ser tomadas de novo e o vencimento do vermífugo.

Como adquirir a carteirinha?

Este documento pode ser adquirido em uma instituição veterinária ou você pode comprar a carteira e levá-la em todas as consultas que seu pet passar.

A partir da primeiradose de vacina e vermífugo, a carteira de vacinação já é disponibilizada. Para os cachorros, a primeira dose pode ser dada a partir dos seus 45 dias de vida. Em gatos, esse prazo pode variar entre 50 e 60 dias de vida.

Passaporte e CVI

Para fazer viagens internacionais e nacionais com pet, também é preciso apresentar um dos documentos para pets.

No Brasil, é necessário possuir o Passaporte para Trânsito de Cães e Gatos, que pode ser emitido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). 

Eles são emitidos nas unidades do Sistema de Vigilância Agropecuária, localizados em aeroportos, portos e fronteiras.

Esse é o documento oficial que é obrigatório para transportar animais dentro do nosso país. Alguns dos requisitos principais para emitir o passaporte é ter nascido no Brasil, ter no mínimo 90 dias de vida e seus donos devem residir no Brasil.

E o Certificado Veterinário Internacional? 

Internacionalmente falando, o passaporte é aceito em alguns países, mas para os que não aceitam, é necessário possuir o Certificado Veterinário Internacional (CVI).

Para a emissão do CVI é necessário preencher o Requerimento para Fiscalização de Animais da Companhia e apresentar alguns documentos como a carteira de vacinação, já apresentada aqui e também um atestado de saúde do animal.

É interessante começar a procurar a emissão desses documentos previamente à viagem, e entender quais são os países que aceitam o passaporte também. Os documentos solicitados podem demorar de 30 à 120 dias para ficarem prontos para uso.

Por isso é importante se informar com as regras solicitadas no país que você irá visitar. Se a viagem for dentro do território brasileiro, o Passaporte para Trânsito de Cães e Gatos já é suficiente.

Importância do documento para pets

Muitos tutores ainda não possuem alguns documentos de seus animais de estimação, e isso pode gerar grandes problemas, principalmente quando se leva o pet em uma consulta veterinária.

Como já explicado, a partir da primeira vacina é necessário ter em mãos a carteirinha de vacinação, para que seja evitado muitas doses ou a falta delas. Este é um dos documentos para pets que nenhum tutor deve deixar de ter em casa!

Todos os outros documentos citados também são importantes para manter a saúde do seu pet em dia. 

Em viagens, o atestado de saúde do animal também pode dizer se a viagem dele está autorizada, e isso ajuda a evitar transtornos de última hora.

Estes documentos auxiliam os veterinários até mesmo no tratamento de doenças que o seu pet tenha ou possa desenvolver ao longo da vida, por isso não deixe de manter toda a documentação do seu amigo em dia!

Por http://www.abtpet.bringserver.com.br

POSTAGENS RELACIONADAS

plugins premium WordPress