Manter uma alimentação saudável é uma tarefa difícil para muitas pessoas. É preciso disciplina e controle para evitar os excessos que prejudicam nossa saúde!
Ao contrário de nós humanos os animais não possuem a percepção de que guloseimas demais fazem mal, podem gerar vários problemas de saúde e até a morte! Isso assusta, não é? Portanto cabe a nós, seus amigos e guardiões, a tarefa de fornecer alimentos saudáveis e uma dieta balanceada para nossos animais!
As rações com qualidade comprovada, do tipo premium e super premium, são as mais indicadas para alimentação animal, mas nós sabemos que é comum fornecer algum petisco ou uma dieta com alimentos naturais, por isso confira algumas dicas para manter a alimentação saudável de seu pet:
Cães e gatos
- No reino animal os cães e gatos pertencem a classe e ordem dos carnívoros, portanto suas dietas devem ser ricas em proteína e menos carboidratos, frutas e verduras.
- Eles podem comer carne crua, desde que seja de origem confiável com qualidade comprovada.
- Forneça uma alimentação de acordo com a espécie e fase da vida de seu pet. Filhotes possuem necessidades diferentes das de um animal adulto, idoso, gestante, obeso ou atleta.
- Chocolates, café e chás que contenham teobromina e cafeína, podem intoxicar e levar a morte do animal.
- A ingestão de alho, cebolinha, cebola e alho-poró podem causar anemias graves.
- Abacate, macadâmia, doces, balas, uvas e uvas passas e alimentos com muito sal também podem causar graves intoxicações.
- As frutas cítricas não devem ser incluídas na alimentação de animais com problemas gastrointestinais, como gastrite.
- Maçãs, cenoura, espinafre, brócolis, banana, goiaba, blueberry/mirtilo, pera, manga (sem caroço), kiwi, são alguns exemplos de frutas, verduras e legumes que em quantidades muito pequenas, podem ser incluídos na alimentação dos pets, desde que estejam limpos, frescos e sem sementes.
- Mantenha as vasilhas de água e comida sempre limpas, afinal ninguém gosta de comer em prato sujo!
Aves
- Certifique-se que o alimento (ração, sementes, frutas, legumes e verduras) sejam indicados para a espécie da sua ave.
- Cuidado com as misturas de sementes! Esse tipo de dieta é muito adotado para aves domésticas, mas fique atento! Quando armazenadas de forma errada, perdem sua qualidade e prejudicam a saúde da ave.
- As sementes oleaginosas (nozes, amendoim, castanhas e amêndoas) e sementes de girassol, são muito gordurosas e devem ser fornecidas com MODERAÇÃO.
- Forneça frutas, legumes e verduras frescos, em porções pequenas, sempre em recipientes limpos.
- De preferência por frutas e legumes menos gordurosos, como maçã, melão, banana, mamão, cenoura, milho e couve.
- A água das aves deve ser trocada diariamente.
- Atenção! Antes de adotar qualquer mudança na alimentação dos animais, principalmente na dieta de animais com necessidades especiais, lembramos que é fundamental procurar o atendimento de um médico veterinário ou profissional especializado, ele irá recomendar a dieta ideal para seu pet, garantindo assim melhor qualidade de vida para ele e muitos anos de vida ao seu lado!
Fonte: Dra. Sabrina Nathália Louzada Nogueira, Médica Veterinária