Muitos tutores têm dúvidas de quando e como escovar os dentes de cachorro. Essa tarefa pode ser muito mais simples do que você imagina – mesmo com aqueles que correm assim que veem o dono se aproximando com a escova! Em meio a tantas preocupações para manter a saúde do cachorro em dia, a escovação dentária não deve passar despercebida.
O ideal é estar sempre ligado ao estado geral dos dentes do animal e introduzir o hábito quando o cachorro ainda é filhote inclusive durante a troca de dentição. Porém, nada impede que a prática também vire um costume quando ele chegar na fase adulta!
Como escovar dente de cachorro? Como escolher o melhor creme dental? Qual a escova de dente para cachorro ideal? Separamos essas e outras dicas sobre a melhor forma de cuidar da saúde bucal do seu cão. Confira e entenda melhor o processo!
Como escovar dente de cachorro: qual a importância de incluir esse hábito na rotina do seu pet?
Não escovar os dentes do seu cachorro favorece o acúmulo de placas bacterianas nos dentes e na gengiva e pode levar à doença periodontal. Quando não tratada, a condição pode evoluir para inflamações e infecções, perda ou amolecimento dos dentes e até mesmo do osso de sustentação.
Ao mastigar, os dentes do cachorro se movimentam na região infeccionada, aumentando o risco de contato das bactérias com os vasos sanguíneos e a chance de contaminação de outras partes do corpo, como pulmões, coração e rins. Para evitar que isso aconteça, o ideal é que a escovação seja diária ou, no mínimo, três vezes por semana.
Como escovar os dentes do cachorro: separe os materiais necessários
Pasta de dente para cachorro
Nunca, jamais e em hipótese alguma utilize um creme dental para humanos! Diferente das pessoas, os animais podem ingerir o produto – o que significa que o flúor contido na composição do creme vai direto para o estômago do seu grande amigo, podendo causar irritações e até intoxicações. O mais indicado é optar por pastas dentais veterinárias ou antissépticos orais. Um profissional certamente saberá te recomendar o produto mais adequado para o seu companheiro. Então, na dúvida, já sabe: procure a ajuda de um veterinário!
Escova de dente para cachorro
Para uma limpeza mais eficiente, procure uma escova para cachorro com o cabo mais longo. Assim, será possível alcançar todos os dentes, até mesmo aqueles posicionados ao fundo da boca. Além disso, atente para a espessura e maleabilidade das cerdas, que devem ser macias ou do tipo dedeira. Caso não consiga encontrar nada compatível em pet shops e lojas especializadas, uma boa alternativa é apostar em escovas para bebês, normalmente vendidas em farmácias.
Aprenda como escovar os dentes do cachorro com esse passo a passo!
A primeira dica é: insira o hábito da escovação o quanto antes na rotina de cuidados com o seu cachorro! Sem contar que a higienização quando o cachorro está trocando os dentes é muito bem-vinda. Isso porque, nesse período, a área fica mais sensível que o normal e é necessário redobrar o cuidado.
Por outro lado, se o seu cão já for um adulto, não se desespere! Introduzir o comportamento à rotina de um cachorro mais velho também não é esse bicho de sete cabeças. Portanto, vamos lá!
Passo 1: Aproveite os momentos em que o cão está mais relaxado, seja após o passeio ou o banho, para iniciar a movimentação de forma gradual (sem pressa e com bastante paciência);
Passo 2: Quanto mais confortável o cachorro se sentir ao ser tocado perto da região do focinho, melhor. Então, comece acariciando a cabeça do pet, o exterior da boca e, por fim, o seu interior. Um petisco pode ajudar o seu cachorro a associar aquele momento a algo positivo;
Passo 3: Massageie as gengivas com o seu próprio dedo, depois com uma gaze e, só então, introduza a pasta de dente e a escova (de preferência, nessa ordem);
Passo 4: Inicie com movimentos circulares e, em seguida, direcione o movimento da gengiva para as pontas dos dentes;
Passo 5: Quando o dono e o animal estiverem confortáveis com o processo, tente escovar os dentes pelo lado da língua.
Lembre-se de parabenizar ou recompensar o cachorro, seja com carinho, frases positivas, petiscos gostosos ou atividades que ele goste. Isso vai ajudar o seu companheiro a associar o momento da escovação com algo positivo e legal. Alguns petiscos, inclusive, contêm polifosfatos de sódio que ajudam na prevenção e controle da doença periodontal.
Como limpar dentes de cachorro com tártaro?
Infelizmente, o tártaro (ou cálculo dentário) não é exclusividade dos seres humanos e também atinge os animais. Um dos primeiros indícios é o mau hálito, normalmente provocado pelo acúmulo de bactérias na região da boca. Outros sintomas são o escurecimento dos dentes e, em casos mais graves, perda de apetite, devido ao incômodo causado pela dor na hora da mastigação.
Se o seu pet apresentar estes sinais, uma visita ao veterinário é mais do que aconselhável. As soluções para o tártaro costumam variar entre uma simples limpeza, realizada com o cão acordado ou levemente sedado, e um tratamento periodontal. Este, por sua vez, é um pouco mais demorado e trabalhoso, já que exige que o animal esteja completamente anestesiado.
Fonte: Patas da Casa