Na hora da higiene dos pets, devemos ser tão exigentes quanto ao tratarmos da nossa saúde. Dessa forma, todo cuidado é válido quando se trata da higiene dos nossos melhores amigos, principalmente ao escolher os produtos. O fato é: produtos de higiene para humanos não devem ser utilizados em pets, mas você sabe por que?
Por mais que amemos nossos animais de estimação e os consideremos como parte da família, não devemos esquecer que estamos tratando de animais, e não de seres humanos. Por conta disso, humanizações devem ser evitadas, considerando que nem tudo que é bom para nós, consequentemente, também será bom para eles.
Por serem espécies distintas, os produtos, tanto para humanos, quanto para pets, são desenvolvidos respeitando características de cada espécie. Ao utilizar um produto inadequado, o mesmo pode causar irritações ou complicações maiores no seu pet.
Devemos ter muito cuidado com shampoos, condicionadores, sabonetes, perfumes, talcos, etc. Isso porque o pH (a unidade de medida que estabelece o nível de acidez ou alcalinidade de uma substância) da nossa pele não é o mesmo que o de cães, gatos e outros animais. O pH da pele humana varia entre 4,5 e 5,9. O dos cães está entre 6,3 e 7,5. Já o dos gatos possuem um pH entre 7 e 7,5.
E não se engane! É muito comum a crença popular de utilizar shampoo para bebês em pets, acreditando que é algo “mais suave”, uma vez que o produto foi desenvolvido para recém-nascidos e possui pH neutro. Porém, o pH neutro é voltado para a espécie humana e não para animais.
Como cada pet tem características particulares dentro de sua espécie, é importante utilizar um shampoo que se adapte ao seu tipo de pelo, comprimento e pele, sendo menos ou mais sensível. Assegure-se que esteja utilizando apenas produtos de boa qualidade. Tanto para o banho em casa, quando para o banho em um pet shop, certifique-se de estar utilizando em seu animal de estimação artigos adequados e de um laboratório de confiança.
Fonte: Mundo Animal