Saúde intestinal é a principal responsável pela imunidade dos pets

Ao contrário do que muito se pensa, a saúde intestinal dos pets não é referente apenas à absorção de alimentos. Seu papel vai muito além disso, e, com os estudos e o tempo, o intestino se tornou um órgão com destaque na proteção do organismo em geral. Ele tem funções importantes tanto na modulação da resposta imunológica, quanto na proteção física contra agentes ou substâncias nocivas à saúde.

Um cão ou gato com a saúde intestinal em dia com certeza terá um trunfo relacionado ao sistema de defesa. E esse fato é ligado a três fatores: integridade da barreira intestinal, funcionamento do tecido linfoide associado ao intestino, bem como de sua interação com a microbiota. Sabendo que o órgão assume extrema importância à saúde como um todo, mas, acima disso, especificamente à imunidade dos pets, é necessário ter máxima atenção ao funcionamento do intestino e a algumas reações do animal.

Alimentação ideal favorece a saúde intestinal

A alimentação é um dos principais fatores para manter a melhor qualidade da saúde intestinal, e consequentemente, da imunidade dos pets. Sendo assim, os tutores devem estar sempre atentos para escolher as rações e os complementos nutricionais de seu cão, podendo receber auxílio veterinário para a indicação.

“Cães e gatos se beneficiam de um alimento que contenha boas fontes de fibras e prebióticos em sua composição. Os prebióticos colaboram para o equilíbrio da microbiota intestinal, pois promovem condições de vida desfavoráveis para as bactérias ruins e, ao mesmo tempo, favoráveis para as boas”, orienta Mariana Fragoso Rentas, médica-veterinária e doutora em nutrição de cães e gatos.

O tutor conseguir garantir uma alimentação equilibrada em relação à quantidade é fundamental para diversos benefícios da saúde intestinal. “Manter o equilíbrio entre as quantidades de micro-organismos bons e ruins auxilia na digestão dos alimentos, na absorção dos nutrientes e na manutenção da barreira intestinal. Desta forma, contribui para um intestino saudável e para a imunidade dos pets”, explica a veterinária.

Não apenas os prebióticos são essenciais para obter uma alimentação qualificada ao animal de estimação. As fibras também exercem um papel importante quando o quesito é a saúde intestinal e imunológica. Elas contribuem para o trânsito intestinal, equilíbrio da microbiota e para fezes firmes, bem formadas e com menos odor.

Sinais negativos da saúde intestinal

De acordo com a importância do intestino para o organismo, o tutor deve estar sempre atento a ele. A partir de alguns sinais é possível identificar que algo não vai bem, sendo necessário tomar algumas providências. “Sempre avalie a frequência, coloração, odor e consistências das fezes. Estas são informações valiosas para o médico-veterinário durante as consultas”, indica.

“Nos casos em que o tutor identificar fezes pastosas, amolecidas, totalmente líquidas ou muito ressecadas, a recomendação é que leve seu pet para uma avaliação com o médico-veterinário de confiança. Também em caso de necessidade de troca do alimento habitual, o recomendado é consultar o profissional”, finaliza.

Um erro comum entre muitos tutores de pets é buscar ajuda apenas quando a coisa já está feia. Tendo conhecimento da importância da saúde intestinal dos cães e gatos, é indicado que ao se deparar com os sinais acima a família do animal se prepare para leva-lo para diagnosticar. A importância e a saúde qualificada do intestino vão muito além apenas do sistema digestivo. Em dia, elas contribuem para toda a saúde e bem-estar geral do pet em todas as fases da vida.

Fonte: Panorama Vet

POSTAGENS RELACIONADAS

plugins premium WordPress